CORCUT 2015 Diretoria eleitaOs representantes de sindicatos filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) da região da Zona da Mata se reuniram no último fim de semana, 21 e 22 de agosto, para o 12º Congresso Regional da CUT (Corcut) “Maria Elisa Vieira Braga Barone”. O Congresso aconteceu na sede social do Sindicato dos Bancários da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf JF) e, além de debates e análise de conjuntura sobre a situação política e econômica do país, foi eleita a próxima direção da CUT Regional Zona da Mata/MG para o quadriênio 2015/2019.

No primeiro dia do evento, antecedendo a leitura e aprovação do Regimento Interno, foi aberta a mesa de debates composta por Lourdes Vasconcelos, secretária de organização sindical da CUT Minas, Margarida Salomão, Deputada Federal (PT), Aparecida Oliveira, coordenadora do Sinpro, e Watoira Antônio, presidente da CUT Regional ZM e diretor do Sintraf JF. Durante a discussão, foi realizada uma análise de conjuntura sobre o atual momento político do Brasil e do papel da mídia burguesa, inclusive na cobertura das manifestações, que tomaram o país no dia 20 de agosto, pelo respeito à democracia.

Já no segundo dia de Corcut, a mesa foi composta pelo assessor do DIEESE, Fred Melo, pelo secretário geral do CUT Minas, Jairo Nogueira e pelo vereador Betão Cupolillo, que defende a necessidade dos trabalhadores organizarem a luta pelos direitos, o que exige a retirada do Plano Renan-Levy. Durante a análise de conjuntura, Fred também expôs o que mudou na trajetória de crescimento econômico do Brasil desde a época do presidente Lula até agora.

A convidada Beatriz Cerqueira, presidente da CUT Minas, parabenizou a Regional Zona da Mata pelo trabalho realizado durante a gestão e repassou questões relativas aos atos do dia 20 deste mês, ressaltando a importância da unificação da classe trabalhadora. Além sido, a presidente espera que o resultado das propostas aprovadas no Corcut resulte em mais unidade e em um bom plano de luta para que a Regional, que precisa ser fortalecida cada vez mais para enfrentamentos, continue nas ruas e em defesa dos trabalhadores.

Watoira destacou a presença de Beatriz, que sempre esteve presente na luta durante o mandato, principalmente nos momentos mais difíceis, e contribuiu para que a Regional obtivesse muitas conquistas.

Um dos momentos importantes e de maior comoção no Corcut foi a homenagem a Maria Elisa, que sempre foi uma combatente de raça contra o capital. Presente em todos os momentos, Maria é uma militante em que muitos se espelham e possui uma garra que inúmeros jovens não têm. Muito aplaudida pelos participantes, a homenageada recebeu flores e uma placa pelo exemplo, dedicação e comprometimento com a classe trabalhadora.

Para o presidente da CUT Regional, o 12º Corcut foi um sucesso e agradece a todos que contribuíram pela construção do excelente congresso.

“A luta entre capital e trabalho é eterna. Estamos iniciando uma nova gestão com muitos desafios e esperamos crescimento ainda maior. Criamos vários novos sindicatos e apoiamos na organização, o que continuaremos a fazer. Além disso, é importante agradecer aos Têxteis e ao Sintraf que sempre cederam espaços para reuniões, assim como o Sinpro que ofereceu seu espaço para próximas reuniões da CUT Regional”, destaca Watoira.

Após os grupos de trabalho, os participantes se reuniram novamente e apresentaram as propostas, que foram discutidas e aprovadas e serão encaminhadas para o Congresso Estadual da CUT, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de agosto.

Participaram do 12º Corcut o Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata e Sul de Minas (Sintraf JF), o Sindicato dos Professores de Juiz de Fora (Sinpro JF), o Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região (STIM), Sindicato Unico dos Trabalhadores Estaduais (Sind-UTE) das cidades de Murié, São João Del Rey, Juiz de Fora, Ubá e Conselheiro Lafaiete; o Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Juiz de Fora (SINTEX-JF), Sindicato dos Profissionais da Saúde (Sind-Saúde-JF), Sindicato dos Eletricitários de Conselheiro Lafaiete (Sindelt), sindicato da Construção Civil, oposições sindicais e convidados da CUT Regional Zona da Mata.

COMPOSIÇÃO DA DIRETORIA DA CUT REGIONAL ZONA DA MATA
GESTÃO 22 DE AGOSTO DE 2015 A 22 DE AGOSTO DE 2019

DIRETORIA EXECUTIVA

1 – PRESIDENTE: Watoira Antonio de Oliveira
2 – VICE-PRESIDENTE: Reginaldo Freitas de Souza
3 – SECRETARIA GERAL: Maria José Oliveira
4 – SECRETARIA DE MULHERES: Elizabete de Fátima Mateus
5 – SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS: Carlos Alberto de Freitas
6 – SECRETÁRIA DE SAÚDE: Maria Raimunda Cardozo Almeida
7 – SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO: Gérson José Nogueira
8 – SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO E POLÍTICA SINDICAL: Carlos Afonso de Almeida
9 – SECRETARIA DE FORMAÇÃO: Lívia Gomes Terra
10 – SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE: Antonio Carlos Nascimento Souza
11 – SECRETARIA DE COMBATE AO RACISMO: Mariângela Marcicano
12 – SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO: Franco Groia
13 – SECRETARIA DE POLÍTICAS SOCIAIS: Maria Elisa V B Barone
14 – SECRETARIA DA JUVENTUDE: Luziano Marques Ribeiro da Silva
15 – SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS: Gilberto de O Paulino

DIRETORIA PLENA/ SUPLENTES DA EXECUTIVA

16 – Altamir da Fonseca
17 – Manoel Paixão dos
18 – Taiomara Neto de
19 – Belarmino Gomes Nogueira
20 – Nivalda Maria Perobelli
21 – Edivaldo Pereira da Silva
22 – Sérgio Lima Alvares dos Santos
23 – Mirian Gonçalves Braga
24 – Luiza Fernanda Ferreira
25 – Sandra Lúcia Couto Bittencourt
26 – Sonia Pereira de Souza
27 – Neli Magalhães de Rezende
28 – Lúcio Carlos de Freitas
29 – Júlio César F Oliveira
30 – Maria Lúcia Lacerda
31 – Luiz Antonio da Silva
32 – Delane Finotti Amaral
33 – Edson Martins dunga
34 – Aparecida de Oliveira Pinto
35 – Kátia Cilene da Silva
36 – Luiz Orione Fernandes Carneiro
37 – João Hilário de Souza Neto
38 – Ana Cristina Nunes

CONSELHO FISCAL EFETIVO

39 – Bismarck Bosco Campos Grossi
40 – Cristina Maria Moysés
41 – Dulce Fanni Pimentel

CONSELHO FISCAL SUPLENTES

42 – Maria Helena Gonçalves de Campos
43 – José Eduardo F Millione
44 – Angleo de Castro

(Fonte: http://www.bancariosjf.com.br/imprensa/noticias_do_sintraf/12_corcut)

Compartilhe esta postagem em suas redes sociais!!